Quando morar sozinho deve ser motivo de preocupação para o idoso?

Na verdade, a resposta não depende da idade, mas sim da autonomia que o idoso ainda possui. A partir do momento em que o próprio idoso se sente inseguro para realizar tarefas cotidianas que sempre desempenhou sozinho, como cozinhar sua comida, cuidar da limpeza da casa, tomar banho ou gerenciar a própria medicação, é um alerta de que viver por conta própria já não é mais para ele. Além disso, se sinais de perigo começam a ficar mais evidentes para as pessoas ao redor do idoso, mesmo que o próprio não admita, é chegado o momento de encontrar uma solução que garanta a segurança do idoso.

Quais são as soluções para garantir a segurança do idoso?

Deixar de morar sozinho não significa necessariamente mudar para a casa de um familiar, existem opções a serem consideradas e cada caso tem suas particularidades. O idoso, ou alguém próximo dele, pode contratar um cuidador, um empregado ou um enfermeiro. Nesse caso, a frequente supervisão familiar se faz necessária. O acompanhamento familiar sobre os cuidados com o idoso é muito importante para o seu bem estar.

Outra ideia cada vez mais aceita e recebida de maneira mais aberta pelas famílias e idosos, é optar por uma casa de repouso em sp. Devido a crenças antigas, algumas famílias sofrem por antecipação diante da simples ideia de optar por uma casa de repouso. Ainda tabu para algumas pessoas, esse momento de decisão por uma casa de repouso para idosos pode gerar diversos sentimentos dentro de uma família. Embora muita gente já saiba da seriedade e qualidade que um lugar como a casa de repouso na Mooca oferece, ainda existe certa imagem negativa sobre esse tipo de lugar, totalmente equivocada sobre a realidade. Trata-se na verdade de uma clínica de repouso.

Decidindo por uma casa de repouso

A decisão sobre a ida do idoso para uma casa de repouso em São Paulo é muito importante. Sempre que possível, deve ser tomada em conjunto entre o idoso e sua família. Embora muitas pessoas já sejam esclarecidas sobre o ganho de qualidade de vida ao idoso proporcionado por uma casa de repouso zl, ainda existe certo preconceito contra asilo de idosos e clínica de repouso em geral.

A casa de repouso Bem Me Quer no bairro Mooca conta com uma completa equipe de saúde multidisciplinar especializada em tratamento humanizado, treinada para fornecer os melhores cuidados de geriatria. Com mais de uma unidade na região da zona leste, a casa de repouso Bem Me Quer atende desde idosos lúcidos e saudáveis a pessoas que necessitam de específicos cuidados de enfermagem para idosos.

Casa de repouso é somente para idosos acamados ou debilitados?

Muitas famílias erroneamente acreditam que a clínica de repouso Bem Me Care recebe somente idosos acamados ou muito debilitados, mas isso não está de acordo com a realidade da Casa de Repouso Bem Me Care. A clínica de idosos Bem Me Care possui ótima referência, conquistada após muitos anos de dedicação nos cuidados com idosos. Muito mais que uma clínica de recuperação para idosos, principalmente para pessoas que necessitem de um período de desospitalização, e requerem um tratamento de reabilitação física, a casa de repouso na Mooca Bem Me Quer possui toda a infraestrutura que um idoso precisa para se manter saudável e feliz. Devido ao conforto, lazer, segurança e praticidade oferecidos nos cuidados de enfermagem para idosos, a casa de repouso na zona leste muitas vezes é escolhida como novo lar de idoso por iniciativa do próprio idoso.

A casa repouso Bem Me Quer foi criada para ser um local seguro, aconchegante e acolhedor, onde o idoso pode conviver com outras pessoas da mesma faixa etária, tendo vida social, com uma rotina regada a conversas, passatempos, cuidados e muito carinho. No asilo de idosos Bem Me Care, existe uma equipe que organiza e planeja não somente os cuidados de saúde do idoso, mas também, como tornar seu dia mais produtivo, agradável e prazeroso, com diversas atividades em grupo, sempre pensando nos benefícios e ganhos de saúde que os idosos podem ter.

Mais do que uma casa de repouso Mooca, a casa de geriatria Bem Me Care é um verdadeiro residencial para idosos, pois oferece cuidados de enfermagem 24h, toda infraestrutura necessária para o idoso que precisa fazer reabilitação física, assim como para quem procura por companhia e um lar seguro e agradável.

É preciso consultar um médico geriatra

O mais importante, se o idoso não expressar ou não perceber que está inapto para viver sozinho, é preciso que os familiares se atentem sobre os riscos de acidentes em idosos, doenças silenciosas e situações incomuns. Quedas frequentes, esquecimentos constantes, que podem se tornar perigosos, como deixar um fogão aceso, porta destrancada ou comida estragando na geladeira. Desconfie de odores desagradáveis, apatia, mudança de peso radical, descontrole emocional e falta de higiene, além de objetos queimados e quebrados, pois podem ser sinais de declínio das funções motoras, demência ou depressão. Contas vencidas, dívidas altas e desorientação com as próprias finanças podem estar relacionadas com dificuldades que o idoso não está sabendo lidar, e nesse caso, a família precisa intervir.

Somente com atestado médico é possível tomar uma decisão correta e segura sobre a situação do idoso. Antes de qualquer decisão, é preciso fazer uma diferenciação entre autonomia e independência do idoso. Independente de qual a decisão sobre os cuidados do idoso, é preciso garantir que a mudança seja gradual para evitar estresse, sofrimento extra ou piora da saúde do idoso. Se o idoso for casado, é preciso preservar ainda o companheiro(a), que também pode inspirar cuidados ou se sentir sobrecarregado, descuidando da sua própria saúde.

Para viver melhor em casa

Para os idosos, não é bom viver, com ou sem companhia, em um local que não ofereça segurança, conforto e autonomia. Para quem decidir continuar morando em casa, além do cuidador, é importante fazer adaptações e repensar móveis e objetos que possam comprometer a segurança do idoso. Escadas, tapetes, iluminação, degraus, barras de apoio, acessibilidade, ou seja, é quanto mais a família facilitar visão, movimentos e locomoção do idoso, mais seguro ele fica. O lar do idoso deve oferecer o máximo de segurança possível.