Uma boa nutrição para idosos proporciona mais qualidade de vida

A correria e a rotina diária nos tira o tempo que gostaríamos de dedicar aos nossos entes queridos, sobretudo quando temos idosos sob nossos cuidados. Os cuidados com idosos requerem atenção sobre alimentação adequada, medicação, cuidados de enfermagem para idosos e acima de tudo, não deixar os idosos sozinhos e sem companhia, daí a importância das casas de repouso para idosos em sp. A casa de repouso particular Bem Me Care é uma das mais conceituadas casa de repouso em São Paulo, pois oferece tudo o que o idoso necessita para viver bem, com saúde e todo o conforto que precisa, como um verdadeiro lar de idosos.

Uma boa nutrição para idosos proporciona mais qualidade de vida

Se hoje conquistamos avanços na medicina que nos proporcionam viver mais, essa realização também significa a necessidade de viver melhor. Conviver de perto com amigos, compartilhar emoções e experiências, receber atenção às necessidades básicas e ainda se divertir, seja qual for a idade, contribui por mais qualidade de vida. A casa de repouso na Mooca oferece tudo isso, pois conta com a melhor infraestrutura em cuidados de enfermagem, lar de idosos e tratamento humanizado, além de oferecer diversas atividades de entretenimento e convivência.

Muitas pessoas só passam a ter hábitos saudáveis após descobrir uma doença crônica ou degenerativa, porém é fundamental que atitudes sejam mudadas como forma de prevenção visando mais qualidade de vida. Mais do que qualquer outra fase da vida, a vigilância e disciplina durante a terceira idade são importantes para que a saúde do idoso não seja comprometida.

Cuidados com nutrição na terceira idade

Uma dieta desequilibrada, com alto consumo de comidas industrializadas, gorduras e açúcares pode acarretar no surgimento de problemas como alto colesterol e hipertensão, podendo agravar ainda mais a nutrição para idosos desnutridos. Hábitos como fumo, consumo de bebidas alcoólicas e sedentarismo aumentam consideravelmente a chance de problemas como câncer e doenças cardíacas em idosos. A melhor forma de prevenção é através da nutrição para o idoso, que pode ajudar tanto a prevenir, quanto a tratar diversas doenças.

Alimentos integrais são fundamentais na nutrição geriátrica, auxiliando na prevenção de doenças crônicas. Por sua alta concentração de fibras, esses alimentos tem a capacidade de auxiliar na eliminação da gordura do organismo, além de acelerar e regular o sistema digestivo. Os nutricionistas para idosos sugerem que este tipo de alimento pode prevenir o surgimento de doenças do trato digestivo como câncer de boca, faringe, laringe, estômago e reto.

Quando o idoso se recusa a se alimentar, é preciso dar maior atenção para a nutrição do idoso. Ouvi-lo e entender suas necessidades e preferências com bastante empatia, ajudam a definir estratégias que irão colaborar para o resgate do apetite e o interesse pela alimentação oferecida.

A nutrição de idosos no combate a diversas doenças

O tratamento de doenças crônicas como diabetes, osteoporose e doenças degenerativas depende totalmente de controle e correta nutrição dos idosos. Em alguns casos a suplementação do idoso nutrição também é fundamental, como quando a nutrição na velhice é comprometida por dificuldade de absorção de alimentos. Idosos com Alzheimer, idosos com Mal de Parkinson ou em tratamentos como câncer precisam de suplementação para garantir a nutrição em idosos com aporte de determinados nutrientes.

Estudos apontam que para melhor nutrição idoso, alguns micronutrientes oferecidos pela suplementação podem ser determinantes no tratamento do câncer, aumentando a imunidade do paciente e dando mais resistência ao organismo. A nutrição de idosos pode melhorar diversos aspectos do organismo na terceira idade, o que é fundamental para garantir que determinadas funções do organismo sejam contempladas através de alimentos que garantam nutrientes específicos.

Nutrição terceira idade: as refeições devem ser feitas de acordo com a necessidade do idoso

Na nutrição no idoso sua alimentação precisa ser elaborada de acordo com seu estado de saúde, preferências e aversões alimentares. Para ajudar no processo de mastigação, é preciso avaliar se o idoso possui dificuldades de mastigação, dando preferência por alimentos cozidos e com consistência macia, como purês, sopas, carne moída e desfiada.

Em relação a nutrição em geriatria e gerontologia, é recomendado que os horários de refeições sejam feitos conforme as necessidades nutricionais dos idosos e por recomendações do médico ou nutricionista especialista em idosos. Produtos ultra processados devem ser evitados, pois possuem baixo valor nutricional, além de serem ricos em açúcar, gordura e sal, que elevam o sobrepeso e agravam doenças crônicas como diabetes e hipertensão. É bom evitar biscoitos recheados, salgadinhos, refrigerantes, sucos industrializados, sopas, temperos e macarrão instantâneo, embutidos e refeições congeladas.

A importância de um nutricionista para idosos

Para melhor nutrição do idoso, é importante que o planejamento seja feito conforme a realidade e as preferências alimentares do idoso. A nutrição de idosos deve ser equilibrada em qualidade e quantidade. De maneira geral, a proposta alimentar deve compor carboidratos, proteínas e boas fontes de gordura. Prefira frutas, castanhas, iogurte, pão, bolo e biscoitos caseiros para os lanches.

As particularidades que a velhice traz ao corpo humano podem levar a perda ou até mesmo excesso de apetite. Por conta disso, independente do seu estado de saúde, o aporte de nutrientes deve ser cuidadosamente planejado com o auxílio de um nutricionista para idosos. Uma alimentação saudável, com variedade de alimentos e quantidades adequadas fornece todos os nutrientes para manter a saúde e nutrição dos idosos.