Mais Qualidade de Vida ao Idoso em Clínica de Repouso

As perdas funcionais na terceira idade afetam a rotina dos idosos de maneira bastante negativa. Essencial no tratamento geriátrico da casa de repouso Bem Me Care, a reabilitação física para idosos deve acontecer quando há uma doença ou condição gerando a deterioração do rendimento físico e limitação da vida diária.

Reabilitação física para idosos: bem estar e qualidade de vida

Na clínica para idosos Bem Me Care, o tratamento de reabilitação física é fator chave para a saúde, pois possibilita reverter ou amenizar quadros de funcionalidade comprometida. A partir do momento em que um idoso passa a depender de outra pessoa para cumprir suas tarefas diárias, há um comprometimento significativo da qualidade de vida, devido a maior dificuldade para caminhar e tendência ao sedentarismo.

Nesse quadro, é comum surgir sentimentos negativos e consequente isolamento. Diante de um trauma, doença incapacitante ou acidente, é importante que o idoso receba um tratamento efetivo de reabilitação física, que estimule ao máximo a recuperação dos movimentos, mas também dê atenção à saúde emocional, de modo a evitar o surgimento de depressão ou agravamento de outras doenças. Por isso, a reabilitação física em clínica de idosos deve ser vista como uma estratégia terapêutica, cujas ações visam recuperar o potencial físico, psicológico e social do idoso na casa de repouso.

Casa de repouso com reabilitação física para idosos

A maior vantagem oferecida pela Bem Me Care casa de repouso com reabilitação começa pela facilidade da assistência médica geriatra que o idoso recebe através de uma equipe profissional habilitada em tratamento humanizado. A clínica de repouso para idosos Bem Me Care recebe pessoas que necessitam ou não de fisioterapia respiratória, motora e ortopédica, além de oferecer outros serviços de cuidados de enfermagem para idosos como troca de curativos, sonda, inalação, higiene, alimentação e atendimento médico 24 horas.

Focada em promover o bem estar dos idosos, a casa de repouso com reabilitação incentiva os residentes com atividades de lazer individuais e em grupo, com bastante estímulo cognitivo, além de muita recreação com jogos, brincadeiras e eventos comemorativos. A casa de repouso Bem Me Care também conta com o espaço hair, que busca resgatar a autoestima do idoso, um conceito de auxílio que apresenta bons resultados para despertar a vontade de sorrir.

Para quais casos a reabilitação física em idosos é indicada?

1 – Problemas de degeneração articular (artrose)

Tão comuns no processo de envelhecimento, as doenças degenerativas articulares – as famosas artroses – não têm cura. Todos vão ter em um grau menor ou maior. A reabilitação física para artrose em idosos não vai dar um fim definitivo à condição, mas sim minimizar as consequências dessa lesão degenerativa, melhorando a qualidade de vida do idoso através de remédios, protetores articulares, remodeladores de cartilagem, acompanhamento nutricional e tratamento feito pelo fisioterapeuta para idosos. No caso do tratamento da artrose em idosos, é feito um fortalecimento muscular para diminuir a sobrecarga nas articulações e a dor.

2 – Baixa imunidade em idosos

A imunidade baixa em idosos é muito comum, principalmente se houver doenças crônicas dos aparelhos respiratório, ósseo, articular, muscular ou cardiovascular. É importante manter atenção constante a modificações repentinas como dores no peito, respiração ofegante ou difícil, extremidades roxas, dificuldade para responder aos chamados, fala embolada, entre outros sintomas.

3 – Excesso de remédios prescritos a idosos

É extremamente importante que a equipe de reabilitação física tenha conhecimento dos remédios que os idosos fazem uso, uma vez que eles interferem diretamente no trabalho de reabilitação. É preciso que ocorra um conhecimento da fisiologia e da farmacologia, para que a equipe de reabilitação física do idoso saiba identificar a origem de alterações comuns como hipoglicemia, hipotensão, parada cardíaca, crise epilética, entre outras, para que os trabalhos sejam feitos da forma correta e alcance melhores resultados.

4- Dificuldade em realizar atividades cotidianas

A fraqueza e a dificuldade de locomoção são fatores frequentes que dificultam o idoso de realizar tarefas comuns do dia a dia, como tomar banho sozinho, levantar, ir ao banheiro e fazer um almoço. A reabilitação física contribui para a realização das atividades cotidianas de forma normalizada. Para proporcionar maior qualidade de vida, a equipe de saúde da casa de repouso precisa saber a quantidade de remédio, doenças existentes e se há restrição biomecânica ou articular. Assim, quando for atribuída uma etapa de fortalecimento muscular da reabilitação física no idoso, o profissional de saúde estará trabalhando a parte neurológica, endócrina, biomecânica, cardiovascular e respiratória.