O que é melhor para o idoso: casa de repouso ou cuidador?

Um dos efeitos do envelhecimento nos idosos é a dependência. Muitas vezes os familiares não conseguem assumir os cuidados com o idoso, garantindo seu bem-estar e segurança, ficando na dúvida sobre contratar um cuidador ou procurar uma boa casa de repouso.

Entre os fatores que pesam na escolha entre uma casa de repouso ou um cuidador de idosos estão a condição financeira da família, adaptação da casa para manter o idoso seguro e espaço suficiente para a presença do cuidador não afetar a dinâmica da casa e de quem mora nela.

Características do cuidador de idosos

Contratar um cuidador evita mudança de casa, porém, nas situações em que o idoso demanda cuidado em tempo integral, é importante se atentar a questão legal onde o idoso não pode ter somente um único cuidador de idosos 24 horas. A família vai precisar de pelo menos dois cuidadores e um folguista, além de se responsabilizar pelas despesas da casa e de tudo que acontece com todos. Contratar uma agência de cuidadores de idosos home care pode sair caro, mas assumir o papel de supervisor também dá muito trabalho e envolve riscos, pois o cuidador de idosos não pode ser qualquer pessoa.

É importante que o cuidador de idosos seja alguém qualificado, pois essa pessoa vai conviver na intimidade da família, além de assumir tarefas complicadas e administrar medicamentos. No caso de idosos acamados ou com alguma limitação física, é importante que o cuidador possua conhecimentos específicos e tenha referências. A família terá que fazer um contrato de trabalho e coordenar, supervisionar e orientar as atividades do cuidador.

Cinco funções que o cuidador de idosos não deve fazer

A principal atribuição do cuidador de idosos é garantir o conforto e o bem estar do idoso, através de uma série de tarefas relacionadas ao paciente e ao ambiente a sua volta. O cuidador é o responsável por prestar cuidados através da manutenção das atividades de vida diária do idoso. Mas há algumas funções que o cuidador não faz, para não colocar em risco a saúde do idoso que precisa dos cuidados:

  • Receitar ou indicar remédios e tratamentos;
  • Realizar procedimentos específicos da enfermagem (aplicação de injeções, administração de vacinas, cuidados com feridas, trocas de curativos em lesões profundas, entre outras);
  • Se sobrecarregar cuidando de todos os serviços domésticos;
  • Servir os demais familiares ou visitas;
  • Passear com animais de estimação e cuidar das crianças.

Vantagens da casa de repouso para a saúde mental do idoso

A casa de repouso pode ser a melhor opção para o idoso, pois além de segurança, acessibilidade e conforto, oferece outros benefícios que nem sempre a casa do idoso pode oferecer. A Casa de Repouso Bem Me Care possui uma equipe multidisciplinar completa para fornecer cuidados de enfermagem para idosos, além da possibilidade de socialização maior. O idoso tem a opção de se mudar de vez ou se instalar por um período de reabilitação física, recuperação pós cirurgia ou evento em que a família não possa estar presente, com cuidados de enfermagem 24 horas.

A maior vantagem de uma casa de repouso sp é ter uma equipe completa de profissionais atendendo e acompanhando o idoso. Além de poder ser mais econômico e oferecer cuidados, talvez melhores, do que se o idoso estivesse em casa. O maior desafio das casas de repouso modernas é o preconceito que as pessoas ainda têm contra asilos, principalmente por quem acha que deixar em uma ILPI (instituição de longa permanência para idosos) é abandonar o familiar.

Casa de repouso é uma demonstração de amor ao seu idoso

Contar com os serviços de uma boa casa de repouso é exatamente o contrário de abandonar um familiar, trata-se de cuidar melhor do idoso para ele ser mais feliz, em segurança, tendo convívio com outras pessoas da sua faixa etária, praticando atividades físicas e mentais que estimulam as funções cognitivas. Numa casa de repouso zona leste, o idoso reaprende a conviver socialmente, fazendo amizades e dividindo espaços.

Um detalhe importante nesse processo de escolha é que, caso o idoso esteja pleno de suas faculdades mentais, mesmo dependente, deve ser consultado sobre as decisões sobre seu futuro e participar. É importante que haja muita conversa de forma amorosa e com mais pessoas para explicar todas as vantagens da casa de repouso. O idoso precisa receber acompanhamento para saber que as pessoas se importam com ele, o amam e estão presentes. Os parentes podem acompanhar os cuidados ofertados.