Tratamento Humanizado para Idosos

Uma das coisas mais importantes na Casa de Repouso Bem Me Care é oferecer um atendimento humanizado para os idosos. Tratamento humanizado nada mais é que a habilidade da equipe de saúde da casa de repouso em entender, ouvir, conversar, aconselhar e respeitar as opiniões dos pacientes, para que eles tenham um tratamento eficaz e digno, com bastante empatia, carinho e paciência. No atendimento humanizado em asilo de idosos, o foco sempre é o paciente e suas necessidades.

A importância da humanização na terceira idade

O avançar da idade provoca profundas mudanças físicas, que acabam refletindo diretamente na rotina e no emocional dos idosos. Por conta disso, percebe-se certa dificuldade de aceitação do processo de envelhecimento em muitas pessoas, limitando naturalmente a sua autonomia. Para lidar com isso, a equipe de saúde da casa de repouso para idosos deve conhecer as condições de saúde do idoso, estimulando boa alimentação e hidratação, indagando sobre suas condições de saúde e interesses, sempre se comunicando com os familiares.

No asilo de idosos, o idoso tem direito a receber um atendimento especial, e o tratamento humanizado é uma maneira de prevenir e promover a saúde do idoso ainda na atenção básica. O atendimento humanizado não se limita somente aos cuidados de enfermagem ao idoso. A humanização do atendimento proporciona benefícios ao idoso, cuidadores e familiares, resulta numa completa assistência.

Como funciona o tratamento humanizado na prática?

A prática da gentileza é o fator mais evidente do tratamento humanizado para idosos em casa de repouso. As equipes de saúde sabem que os problemas pessoais ficam do lado de fora da clínica para idosos. Atender o mais rápido possível, com prioridade, atenção, dedicação e responsabilidade são fundamentais para pessoas que trabalham com a terceira idade. Boa vontade, muita paciência, fazer uso de uma linguagem fácil e explicando tudo muito bem, faz toda a diferença na vida das pessoas que habitam um asilo para idosos.

Na casa do idoso Bem Me Care, é praticada a Política Nacional de Saúde do Idoso, que tem como base a promoção do envelhecimento saudável, a manutenção e a melhoria da capacidade funcional dos idosos. Na casa de repouso para idosos, tudo é feito pensando na prevenção de doenças, na recuperação da saúde dos que adoecem e principalmente, na reabilitação física dos idosos que venham a ter a sua capacidade funcional restringida, seja por uma doença, um acidente ou pela velhice.

Quais os principais pontos do atendimento humanizado para idosos?

Na casa de idosos Bem Me Care, os principais pontos do atendimento humanizado para idosos são:

  • Tratar cada idoso de forma individualizada e única;
  • Fazer seu trabalho com total atenção e empatia;
  • Transmitir confiança, segurança e apoio para que o idoso colabore com o tratamento proposto;
  • Esclarecer cada procedimento através de uma linguagem simplificada.

Na clínica de repouso Bem Me Care, o maior efeito da comunicação facilitada com o idoso é ajudar a identificar necessidades, dúvidas, temores e insatisfações. Envelhecer não é fácil, e para o idoso que reside numa casa de repouso São Paulo, é muito importante ele se sentir acolhido e confortável. A orientação é para a equipe mostrar-se acessível, respondendo com clareza as perguntas feitas, sempre estimulando o idoso a se expressar. É dessa forma que geramos empatia, o mais importante facilitador da relação enfermeiro-paciente.

Outras coisas que nunca ficam de fora nos cuidados com idosos realizados no residencial para idosos Bem Me Care são oferecer uma alimentação regrada, estimular o idoso a praticar exercício físico, dentro das suas limitações e com acompanhamento profissional, estímulo máximo a autonomia do idoso e a melhor parte, boas amizades com pessoas na mesma faixa etária. Tudo isso garante uma vida mais leve para o idoso que vive numa casa para idosos.

Para valer a máxima de pessoas que estão na melhor idade, é preciso ter qualidade de vida nesta faixa etária. Na casa de repouso mooca, a velhice é vivida de maneira plena, e para aproveitar mais o tempo livre é importante cuidar da saúde.