Quando os papéis se invertem e os filhos precisam cuidar dos pais!

Nossos pais vivem a vida inteira se desdobrando em busca por oportunidades para os filhos. Eles sempre buscam oferecer o melhor dentro das suas condições, seja na vida pessoal, social, espiritual ou profissional. A vida é um ciclo, e se aqueles jovens cheio de vida e energia acabam envelhecendo um dia, os papéis se invertem e é chegada a hora dos filhos se dedicarem aos cuidados de pais idosos.

Com o avançar da idade, é natural se ver diante da necessidade de fornecer cuidados especiais para pais idosos. Quando as funções motoras e sensitivas vão diminuindo, a paciência é indispensável, assim como empatia, educação, gentileza, respeito e honestidade. Claro que um filho responsável não deixaria o pai ou a mãe passar necessidade, mas é preciso dar atenção especial e ter alguns cuidados para que a relação seja de troca, assim como eles faziam no começo das nossas vidas.

Cuidados especiais para idosos

Vários sinais indicam que o idoso está ficando mais dependente, como a marcha e mobilidade mais lenta, desequilíbrio, redução brusca de peso, perda de memória e dificuldade de raciocínio. A partir desse ponto, ocorre aumento da fragilidade, com maior risco para quedas de idosos, infecções e complicações mais graves. Quando uma mãe ou um pai se torna dependente de atenção e auxílio, é preciso haver aceitação e entendimento. Não é fácil reconhecer e internalizar a responsabilidade por cuidar de pais idosos, e assumir tarefas como limpar, medicar, alimentar, observar as ações, adaptar o ambiente, monitorar exames e receitas, checar feridas e hematomas.

Em muitos casos, cuidar dos pais pode gerar sentimentos conflitantes, já que a dinâmica e história familiar costumam influenciar situações delicadas e marcantes, o que somado a questões sociais e econômicas, tem chance de gerar uma sobrecarga de funções. Por isso, em muitos casos há a necessidade da contratação de um cuidador de idosos ou de uma mudança para uma boa casa de repouso zona leste.

Plano de cuidados para idosos

Quando os filhos já passaram dos 60 anos, eles também são idosos e merecem atenção. Contar com o apoio de uma casa de repouso em sp é ter a possibilidade de desfrutar mais da companhia dos pais, valorizando os momentos juntos. Se o idoso está incapaz e a família não consegue se organizar sozinha para supervisioná-lo, ele precisa de um cuidador ou de encaminhamento para uma instituição de longa permanência. São decisões difíceis, mas de dever da família e importantes para assegurar a mais qualidade de vida e segurança para o idoso.

Uma atitude fundamental nos cuidados com pais idosos é lembrar que a pessoa já teve independência e autonomia e possui seus gostos e hábitos. Diferente de uma criança, não precisa ser educada, e sim cuidada. É importante criar estímulo para os idosos que possibilitem a realização de determinadas atividades, mesmo que devagar, respeitando seu tempo e capacidades.

Decidindo por uma casa de repouso

Os idosos merecem os melhores cuidados de enfermagem, assim como os filhos merecem contar com uma ajuda externa. É aí que entra o serviço das ilpi’s (instituições de longa permanência para idosos), também conhecidas como lar de idosos, clínica para idosos ou casa de repouso zl.

Cuidar do idoso não deve ser uma tarefa desagradável, de um só da família e de exclusividade feminina. Uma casa de repouso deve ser encarada como uma ferramenta, uma etapa da vida, assim como as crianças vão à escola ou à creche quando pequenas. O cuidado de idosos não cabe apenas aos idosos dependentes ou fragilizados, devido às limitações naturais da idade, até os idosos lúcidos e independentes devem ser acompanhados de perto. Ao contar com o apoio de uma casa de repouso nos cuidados de enfermagem para idosos, o ato de cuidar fica menos denso e trabalhoso, podendo abrir caminho para reflexão, autoavaliação e crescimento.

Casa de repouso não é um bicho de sete cabeças

A Casa de Repouso Bem Me Care conta com uma equipe multidisciplinar de saúde, composta por psicólogo, assistente social, fisioterapeuta, nutricionista, médico e enfermeiros. Além de proporcionar um residencial de idosos com todo o conforto de um lar de idosos, a clínica de idosos Bem Me Care também possibilita a reabilitação física de idosos e a interação social. Porque idoso saudável, é idoso feliz, convivendo com amigos da sua faixa etária, sendo estimulado através de muitas atividades de lazer, além de receber os cuidados de enfermagem de uma equipe atenciosa e humanizada.

É importante ter em mente que envelhecer é um privilégio, e todos nós que desfrutarmos desse presente, necessitaremos de cuidados por parte da nossa família, seja diretamente ou com a ajuda de uma casa de repouso ou clínica de idosos. Dedique seu tempo, seu amor e seu carinho para seus pais, assim como espera que aconteça um dia com você mesmo. Acompanhe de perto os cuidados de enfermagem para idosos, se envolva com o cotidiano dos seus pais, esteja presente, mantenha contato com a equipe da casa de repouso ou do asilo de idosos. Cuidar é uma forma de amar.