Quando os filhos precisam cuidar dos pais idosos

Ao longo da vida, nossos pais são as pessoas que costumam nos dar apoio e segurança para enfrentarmos o mundo e nos tornarmos pessoas independentes. Costumamos olhar para eles como aqueles a quem podemos recorrer quando precisamos de ajuda ou de conselhos.

Mas, a vida é um ciclo, e em algum momento, os papéis se invertem. Nossos heróis envelhecem e passam a precisar da nossa ajuda até para atividades que sempre fizeram sozinhos. É comum o envelhecimento causar certas limitações físicas, com diminuição ou perda da capacidade funcional.

É chegado o momento de os filhos cuidarem dos próprios pais

Para algumas famílias, a mudança de papéis pode ser algo bastante delicado. São adaptações que precisarão de sensibilidade e boa vontade das duas partes, para que todos continuem tendo uma vida com saúde e qualidade.

Muitos idosos, por mais que necessitem da ajuda de terceiras pessoas, insistem em permanecer morando em sua própria casa. É compreensível a relutância, afinal, o lar do idoso é uma referência com diversas lembranças de vida, envolvendo muita história e sentimentos, dificultando o desapego e a mudança de local. Nesses casos, quando as limitações da velhice passam a colocar a segurança do idoso em risco, é preciso que algum parente vá morar com ele ou que seja necessária a contratação de cuidadores de idosos.

Adaptação da casa do idoso para evitar riscos de quedas e acidentes

Todo idoso merece viver em um lugar onde se sinta bem e seguro. Por isso, os filhos devem estar atentos a detalhes que possam gerar riscos para os pais idosos, como tapetes, escadas, degraus, pisos escorregadios, móveis ou objetos que possam causar acidentes. Atenção também aos calçados dos idosos, têm que ser confortáveis, fáceis de vestir e seguros, para não oferecer risco de quedas ao idoso, por escorregar ou virar o pé. Outra coisa importante é a instalação de barras de apoio em locais estratégicos, como banheiro e corredores.

Também é muito importante verificar se o idoso está conseguindo cozinhar e comer sozinho, se está tomando medicamentos prescritos nas quantidades e horas certas, se ainda consegue sair na rua sozinho. É comum que o próprio idoso oculte ou não perceba essas informações, por isso, dependerá da atenção e interesse dos filhos quanto a perceber esses detalhes.

Por outro lado, o cuidado excessivo também pode ser prejudicial. É importante que os filhos saibam exatamente o que os pais conseguem ou não fazer e que não façam isso por eles. A superproteção envelhece e adoece o idoso, que passa a se sentir menos útil e com menos vigor quanto tudo é feito por ele. Portanto, o importante é equilibrar as necessidades, mantendo o que ainda for possível ser feito pelo próprio idoso.

Quando o idoso não consegue mais viver sozinho

Nem sempre existe a possibilidade de o idoso continuar morando em sua casa ou mudar para a casa de parentes. Porque além dos cuidados e necessidades, é importante que o idoso se sinta bem, tenha vida social e amigos. É chegada a hora de procurar por uma casa de repouso. Muita gente ainda encara a ida do idoso a uma casa de repouso como algo ruim, negativo, até pecaminoso. Isso está totalmente fora da realidade. Claro, existem lugares com serviços para idosos que são ruins e de má qualidade, mas também existem lugares como a Bem Me Care, onde o bem estar do idoso está sempre em primeiro lugar.

A melhor escolha é aquela que é boa para o idoso e para a família. Para isso, foi criado um novo conceito de residencial de idosos: a Casa de Repouso Bem Me Care. A Bem Me Care é mais que uma casa de repouso para idosos, é também um espaço de lazer para o idoso, onde ele terá convívio com pessoas da sua idade, companhia 24 horas, muitas atividades de lazer e entretenimento, além de receber cuidados para idosos através de uma completa equipe multidisciplinar e ter todas as suas necessidades preenchidas.

Reabilitação física e cuidados de enfermagem

A Casa de Repouso Mooca Bem Me Care oferece um espaço de proteção e assistência para idosos, com um atendimento personalizado para idosos, equipes especializadas e à disposição para realizar o tratamento e cuidados de enfermagem para idosos. É ideal para morar, mas também para quem procura uma clínica de idosos para reabilitação física após uma cirurgia, longa internação, doença ou acidente. Ou seja, o idoso pode optar por morar no residencial de idosos ou simplesmente passar uma temporada na clínica de idosos Bem Me Care, até restabelecer sua saúde e poder retornar para sua família.

Na casa de repouso na zona leste, o idoso tem a sua disposição bons serviços e profissionais que vão auxiliar na sua estadia, oferecendo tratamento humanizado, fisioterapia para idosos, avaliação nutricional, exercícios de estímulos, entretenimento, brincadeiras e muito cuidado. O lar de idosos Bem Me Care cobre todos os tipos de necessidades que possam aparecer, como cuidados médicos, cuidados de enfermagem para idosos, acompanhamento hospitalar e em consultas externas, entre outras. A clínica de repouso Bem Me Care é um verdadeiro lar de idosos, onde todo o trabalho é voltado para que o idoso viva bem, feliz e com saúde, da maneira mais acolhedora possível. Bem Me Care, a melhor casa de repouso sp.