Rotina de Idosos requer Cuidados Especiais

Para uma terceira idade feliz e com qualidade de vida, saúde e bem-estar são essenciais. Por mais independente que o idoso seja, é importante que a família fique atenta com relação a sua autonomia, verificando se está tudo bem ou se ele precisa de ajuda. Cabe à família acompanhar se as necessidades básicas do idoso estão sendo atendidas, como alimentação, higiene pessoal, limpeza da casa, cuidados com a saúde, uso de medicamentos, segurança e vida social.

Cuidados de idosos

Muitas vezes, os cuidados gerais mais importantes relacionados ao idoso ficam a cargo de uma pessoa com disponibilidade para estar sempre presente, seja um familiar ou um cuidador profissional. Mesmo quando acompanhado de um cuidador de idosos, é importante haver um acompanhamento da família com relação aos cuidados do idoso.

Por exemplo, a dieta do idoso precisa ter um equilíbrio entre os grupos alimentares, evitando excessos e seguindo sua condição de saúde. Muitas vezes, o acompanhamento de um nutricionista para idosos ou endocrinologista pode ser necessário. Cabe ao cuidador de idosos manter o idoso sempre hidratado, oferecendo uma quantidade suficiente de líquidos ao longo do dia, pois desidratação em idosos pode ser muito perigoso e eles sozinhos podem esquecer de beber líquidos.

Cuidados de enfermagem para idosos

É comum um idoso fazer uso de diversos tipos de medicamentos, por conta disso, é importante que alguém fique atento se todos estão sendo corretamente tomados e se os horários e doses estão sendo seguidos, de forma a evitar o agravamento de doenças. Anotar em uma agenda, fazer uma planilha ou adotar uma caixa organizadora é altamente recomendável, assim o idoso conseguirá manter a medicação em dia.

Quando se fala em segurança para idosos, a indicação é tornar o ambiente da casa tão seguro quanto possível, como corrimãos em todas as escadas, rampas de acesso se necessário, boa iluminação, uso de tapetes antiderrapantes, barras de apoio, apenas para citar alguns exemplos. É importante consultar um geriatra para proporcionar um ambiente seguro para o idoso, de maneira que se evite acidentes e quedas, principais causas de hospitalização de idosos.

Saúde mental do idoso

Uma coisa que não pode passar batido na rotina do idoso é a prática de alguma atividade física. É importante haver um estímulo, nem que seja para uma simples caminhada, para ajudar a manter a saúde e o bem-estar do idoso. Também é muito importante haver a prática de uma atividade artística ou hobby para o idoso estimular a mente e passar o tempo.

Por fim, é importante que o idoso tenha uma vida social, com contato sua família e amigos. Dessa forma, ficam mais motivados a cuidarem de si mesmos e buscarem uma vida mais plena e feliz.

Quando o idoso precisa de ajuda

Entre as tarefas mais comuns para as quais um idoso precisa de ajuda estão cuidados com a higiene pessoal, compras, preparo das refeições, consultas médicas, assuntos ligados às finanças pessoais e limpeza da casa, entre outras. Nem sempre ficar na própria casa ou se mudar para a casa de algum familiar é a melhor solução.

Muitas vezes, contar com os serviços de uma clínica de repouso pode ser a melhor maneira de oferecer todo o conforto e cuidados necessários que os idosos precisam. Quando o idoso e sua família decidem pela contratação de uma casa de repouso, é fundamental levar em consideração aspectos como segurança, saúde do idoso e independência, entre outras questões.

Quanto menos independência, mais se faz necessária uma clínica de repouso

Conforme chega o envelhecimento, nosso organismo e disposição ficam mais enfraquecidos, o que consequentemente acaba gerando progressiva perda de independência, ocasionando a necessidade de auxílio constante. Nesses casos, ao contratar uma casa de repouso, o idoso poderá contar com profissionais disponíveis 24h, preparados para lidar com as mais diversas situações. A casa de repouso Bem Me Care oferece uma estrutura que conta com enfermeiros, psicólogos, nutricionistas, geriatras, fisioterapeutas e recreadores, entre outros.

No que se refere a alimentação, a clínica de repouso Bem Me Care conta com acompanhamento de nutricionistas para realizar avaliações nutricionais e montar cardápios personalizados diariamente para os idosos. Isso significa que todas as refeições são balanceadas e servidas em horários definidos, contribuindo para a saúde, a rotina e o bem-estar do idoso.

Atividades planejadas e monitoradas

A parte de lazer e entretenimento é planejada com o auxílio de especialistas, como fisioterapeutas e psicólogos, para estimular a reabilitação física do idoso e incentivam o fortalecimento muscular e mental dos idosos, prevenindo o aparecimento de doenças como a depressão, por exemplo.

Além de promover a criação de novas amizades, já que para os idosos, o convívio social não é como para os mais jovens, ainda mais quando moram sozinhos. A família, muitas vezes, tem seus afazeres diários e nem sempre é possível dar toda a atenção que os idosos merecem, o que pode fazer com que eles se sintam sozinhos e abandonados. Em uma casa de repouso o idoso jamais se sentirá solitário, pois os ambientes costumam ser dinâmicos e divertidos.

Segurança, conforto e atenção em um só lugar

E por último, mas não menos importante, para que um idoso fique protegido e confortável é preciso que algumas medidas e cuidados sejam tomados, como adequar banheiros, quartos e outros cômodos às necessidades dele. Diferente de casas comuns, o residencial para idosos Bem Me Care é adaptado para proporcionar toda a segurança que os idosos precisam.