BENEFÍCIOS DO ATENDIMENTO DOMICILIAR HOME CARE

Home care é um termo em inglês que significa cuidados em casa. A assistência domiciliar engloba ações de prevenção à saúde, tratamento de doenças, estabilização e reabilitação física no domicílio do paciente.

BENEFÍCIOS DO ATENDIMENTO DOMICILIAR HOME CARE

Entre as vantagens do atendimento domiciliar, o aumento do vínculo entre paciente, familiares e equipe de saúde é nítido. A assistência home care proporciona aos familiares amplo acompanhamento do quadro de saúde do paciente, possibilitando melhor análise dos fatores que influenciam seu estado, para identificação das melhores práticas nos cuidados e melhoria geral. Destacam-se no home care:

  • Assistência personalizada e individualizada;
  • Humanização do atendimento;
  • Melhor resposta à proposta terapêutica, gerando redução do tempo de internação e otimização do tempo de recuperação;
  • Redução de complicações clínicas que levam a reinternações desnecessárias, como a infecção hospitalar;
  • Disponibilização de leitos hospitalares para casos mais graves;
  • Tranquilidade do paciente por estar em seu lar, mais próximo dos familiares, da sua rotina, referências e hábitos, contribuindo positivamente no tratamento.

COMO FUNCIONA O HOME CARE?

Um paciente só pode receber atendimento domiciliar quando os critérios técnicos e médicos priorizarem a segurança e recuperação do paciente. A internação domiciliar só ocorre após indicação médica. A avaliação desses critérios determinará em qual programa de assistência domiciliar o paciente será enquadrado, seja parcial ou integral, quais profissionais e especialidades serão necessários no tratamento, além da duração mínima. Feito isso, o paciente recebe um plano terapêutico elaborado pela equipe multidisciplinar, que conduzirá os cuidados domiciliares ao paciente.

O QUE É NECESSÁRIO PARA HAVER ATENDIMENTO EM DOMICÍLIO?

Na atenção domiciliar, é preciso que a família indique um acompanhante para o paciente. Em geral, um cuidador profissional ou familiar. Essa pessoa irá acompanhar procedimentos realizados pelo atendimento home care e evolução do quadro do paciente, transmitindo informações à equipe multidisciplinar.

No atendimento domiciliar, equipamentos médicos, materiais de uso pessoal para os cuidados do paciente e limpeza do ambiente ficam a cargo da família. Andadores, muletas, aparelhos inalatórios e fraldas, geralmente não são cobertos pelo convênio médico e por isso devem ser providenciados pelos familiares.