Uma forma de terapia onde são estimuladas boas lembranças e novas possibilidades de socialização é a Oficina Culinária para Idosos. Através do preparo de comidas simples e especiais, os idosos se sentem mais relaxados, mais dispostos e felizes.
A culinária pode ser um diferencial para a terceira idade, visto que as etapas da preparação dos alimentos exigem concentração e disciplina. Ou seja, cozinhar na terceira idade, além de divertido, pode se tornar uma grande terapia.
A Culinária como Terapia
A Oficina Culinária para Idosos não apenas serve para dar ânimo ao idoso, mas também age de uma forma terapêutica.O objetivo é promover maior Bem Estar Dos Idosos através de participação em atividades diárias como a culinária.
Aprender a cozinhar ou manter este hábito na terceira idade auxilia na socialização dos mais velhos, pois o momento de preparação dos alimentos pode ser feito em conjunto com grande facilidade. E, ainda, permite que idosos possam compartilhar suas receitas com outras pessoas,através de momentos prazerosos na cozinha, estimulando a memória e inserindo um assunto em comum de interesse de ambos, sem se tornar uma conversa pesada e não natural.
Vantagens da Culinária para a Terceira Idade
- Aumento da socialização;
- Alívio de sintomas do estresse;
- Ajuda a memória;
- Propicia uma alimentação mais saudável e de qualidade ao idoso e sua família.